Sara, a mulher na galeria dos heróis da fé.

 

Sara, a mulher na galeria dos heróis da fé

Texto base: Gênesis capitulo: 12


Sara foi esposa de Abraão e mãe de Isaque. A história de Sara está registrada no Antigo Testamento, no livro de Gênesis. Sara também era sua meia-irmã por parte de pai, Terá (Gênesis 20: 12). Devido à fome que castigou a terra de Canaã, Abraão e Sara partiram para o Egito (Gênesis 12: 10,11). Na ocasião, Sara já tinha 65 anos de idade, era considerada uma mulher muito bonita, Sara chamou a atenção dos egípcios e dos príncipes de Faraó, o qual a quis no seu arem de esposas (Gênesis 12: 12-20). Mas, Deus a protegeu e por isso o Senhor castigou a Faraó e a sua casa por causa de Sara, (Gênesis 12: 17).


O erro de Sara:

Sara então incentivou Abraão a ter um filho com sua serva pessoal, Agar. Agar era uma jovem egípcia que auxiliava Sara nos deveres de casa (Gn 16:1-4). A relação de Abraão e Agar incentivada por Sara foi quem deu origem aos povos Árabes e Sírios, descendentes de Ismael. (Povos que guerreiam com Israel até os dias hoje).


Nome e seu significado

Em gênesis 17.15 Deus muda seu nome de Sarai para Sara, dando-lhe uma maior importância na história.

Sarai vem do “hebraico Saray” que significa: minha Princesa

Sara por sua vez tem mais de um significado: Princesa, Senhora ou Dama

 

Principal Característica de Sara: 

Apoiadora. Ela era apoiadora do seu esposo e dos projetos de Deus.

 

Sara no Novo Testamento

Além do livro de Gênesis, Sara é mencionada no livro do Profeta Isaías (cap 51:2) como um exemplo de confiança em Deus, e aquela que deu a luz à nação israelita.

“Pedro ensinando sobre Sujeição e obediência usa Sara como modelo a ser seguido pelas mulheres mais jovens.” (1 Pedro 3:1-6)

  Paulo colocou a questão da esterilidade de Sara como um obstáculo à fé de Abraão, e mencionou o casal entre aqueles cuja fé foi contada como justiça (Rm 4:19). O apóstolo também refere-se a ela como a mãe dos filhos da promessa (Rm 9:9).

O escritor da Epístola aos Hebreus enfatizou a fé de Sara, colocando-a no texto que ficou conhecido como “A Galeria dos Heróis da Fé (Hb 11:11).


Há outras características de Sara como exemplo de confiança em Deus:

  • Sua disposição em deixar sua terra natal e seguir Abraão em direção ao desconhecido (Gênesis 12:1-5).
  • Sua capacidade de perdoar Agar e aceitar Isaque como seu filho legítimo (Gênesis 21:9-12).
  • Sua intercessão por Abraão diante de Abimeleque (Gênesis 20:1-18).


Conclusão:

A história de Sara é um exemplo atemporal de fé, esperança e perseverança. Sua confiança inabalável em Deus, mesmo diante da aparente impossibilidade, a tornou um símbolo de força e inspiração para o povo israelita e para todos que buscam a Deus. Amém.


_Ricardo Gomes



Compartilhe esse artigo com mais alguém para que outros sejam abençoados assim como você.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um chamado ao arrependimento

O discípulo iniciante e a bíblia